Notícias


Filtro de Notícias

22 DE MARÇO: DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Por rodrigo / Data: 22/03/2018

 

INFORME SAAE:   CIDADANIA & RESPONSABILIDADE SOCIAL

OS DIREITOS DA ÁGUA

Em 22 de março de 1992, a ONU - Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Mundial da Água, que vem sendo lembrado por entidades governamentais e não governamentais como mais um dia mundial de luta em defesa da preservação da natureza.

A ONU redigiu um documento intitulado "DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA" onde abaixo, transcreveremos alguns pontos importantes:

Ø  A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é responsável por essa água.

Ø  Os recursos naturais de transformação da água, em água potável, são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Ø  O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e dos seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Esse equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Ø  A água não é uma "doação gratuita" da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Ø  A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, a sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou deterioração da qualidade, das reservas, atualmente disponíveis.

Fonte: Ciências - Coleção Perspectiva - Ana Maria Pereira, Margarida Santana e Mônica Waldhelm

 6º Ano - Volume 1 - 1ª Edição, São Paulo, 2009 - Editora do Brasil.